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Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila

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(10/09/2020 ) ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS RECEBEM NOTAS SATISFATÓRIAS EM AVALIAÇÃO DO IDEB.

03/09/2021 às 11h33

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Publicado Originalmente: 10/09/2020 

Em 2019, todas as turmas de 5º e 9º anos na Rede Pública Municipal de Ensino foram avaliadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o que possibilitou a verificação do desempenho dos alunos matriculados na Educação Básica no município pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A divulgação dos resultados finais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi liberada na última semana, expondo a situação da proficiência da educação básica do país. O município de Dias d’Ávila obteve nota 4,7 para o 5º ano (Anos Iniciais) e 3,8 para o 9º ano (Anos Finais). A projeção para o município nesta avaliação era 4,8 e 4,4; para 5º e 9º anos, respectivamente. No histórico de notas registradas pelo Inep de 2005 até 2019, o município apresenta variações de resultados nos 5º e 9º anos, mostrando quedas e elevações no decorrer dos anos.

No geral, a Rede Municipal tem galgado, ainda que com resultados tímidos, os degraus da aprendizagem dos estudantes. Esse trabalho tem sido contínuo e linear através de ações pedagógicas pensadas pela Secretaria de Educação (SEDUC), e, de maneira pontual, focadas nas turmas anteriores, com maior atenção às turmas das etapas finalísticas no ano de aplicação do Saeb. É importante ressaltar que tiveram escolas de Anos Iniciais, que mesmo não atingindo a sua meta que é projetada diante de resultados anteriores, obtiveram índice superior à meta do município. Das escolas submetidas a avaliação, Dias d’Ávila apresentou resultados próximos ao esperado, como mostra o quadro abaixo. 

Os resultados marcados em vermelho referem-se ao Ideb que atingiu a meta estabelecida para a Unidade Escolar. As escolas de Anos Finais apresentaram os seguintes resultados na avaliação.  Ainda que o município não tenha alcançado a meta projetada pelo Inep, observa-se que houve avanço em relação ao histórico dos índices, não sendo possível desconsiderar o trabalho realizado por todos os profissionais envolvidos nesse processo e pela secretaria de educação. Em 2019, as escolas municipais avançaram os seus índices em relação ao Ideb observado em 2017, o que pode indicar que os resultados continuarão em evolução para os próximos exames, mantendo o foco em ações de atenção específica como o trabalho coeso da Avaliação Intrarrede e das atividades escolares voltadas para turmas finalistas. 

 

 

ASCOM/PMDD