Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
A Prefeitura de Dias d’Ávila, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), promove uma importante ação na saúde do município. Trata-se da formação de duas equipes de Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
O Serviço de Atenção Domiciliar é uma forma de atender a população acamada em suas residências e é caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, integrada à Rede de Atenção à Saúde e com a garantia da continuidade do cuidado.
Em Dias d’Ávila foram formadas duas equipes de SAD: A EMAD (Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar) e a EMAP (Equipe Multiprofissional de Apoio), que juntas atuam no cuidado aos pacientes restritos nos leitos. Atualmente na Região Metropolitana de Salvador (RMS), somente os municípios de Dias d´Ávila e São Sebastião do Passé possuem equipes de SAD.
As equipes de Serviço de Atenção Domiciliar atuam com abordagens diferenciadas, de acordo com a necessidade do paciente, sendo que estas equipes assistem os de maior gravidade e quando o paciente precisa ser visitado de maneira mais espaçada, por exemplo, uma vez por mês, e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência.
Um dos maiores benefícios de se implantar o Serviço de Atenção Domiciliar é o cuidado especializado aos pacientes acamados, que tem a estrutura familiar, infraestrutura de sua residência e a estrutura oferecida pelos serviços para este tipo de assistência. Com isso, reduzem-se hospitalizações desnecessárias, os riscos de infecções, possibilita a melhora da gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos, além de diminuir a superlotação dos serviços de urgência e emergência.
A equipe do Serviço de Atenção Domiciliar é composta de médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, nutricionista, dentre outros profissionais, que atuam de forma integrada com a Rede de Atenção (Hospital, Atenção Básica, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)).
Assessoria de Comunicação – ASCOM / PMDD