Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
A Prefeitura de Dias d’Ávila, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), esclarece a cerca da falta de alguns medicamentos no município. A Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) enviou uma nota técnica para todas as prefeituras municipais. O documento explica o que está acontecendo com o fornecimento dos medicamentos no Estado.
De acordo com a nota, o caso acontece em virtude do cenário de pandemia nos últimos dois anos, em que a indústria farmacêutica sofreu forte impacto em relação a matéria-prima, o que tem ocasionado diversos problemas no abastecimento de vários medicamentos.
Os setores produtivos farmacêuticos informaram que as irregularidades no abastecimento se devem ao atual cenário no mercado nacional provocados pelo impacto na logística de importação após a pandemia COVID-19, ao lockdown na China e recentemente os conflitos entre a Rússia e Ucrânia, impactando na disponibilidade de produtos, IFAs (Insumo Farmacêutico Ativo) e componentes para a fabricação de medicamentos, como exemplo embalagens, além da alta demanda que sobrecarregou a produção e desestabilizou o mercado nacional, levando a licitações desertas e/ou fracassadas, atrasos na entrega, solicitações de realinhamento de preços do Registro de Preço ativos e até cancelamento de contratos já firmados.
A SESAB informa também que realiza os processos aquisitivos, considerando a demanda necessária para atender, em média, quatro meses o Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF). Além disso, a nota informa que a Secretaria tem realizado contato constante com os fornecedores, verificando os prazos de entrega, no intuito de evitar a desassistência nos municípios. Contudo, esses quantitativos remanejados têm sido insuficientes para cobertura da demanda solicitada pelos municípios.
A listagem dos medicamentos mais críticos solicitados pela SESAB pode ser acessada na segunda imagem desta postagem.
Assessoria de Comunicação - ASCOM / PMDD