4578

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Dias d'Ávila

SEDUC acompanha primeira semana de aplicação da prova SAEB no município

12/11/2021 às 14h20

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A equipe da Secretaria Municipal de Educação, acompanhou nas escolas municipais a primeira semana de aplicação da Prova Brasil, realizada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Método criado pelo Inep para diagnosticar o nível de aprendizado dos alunos de escolas públicas e privadas do país, assim como de fatores que possam interferir no desempenho dos estudantes.

No município, mais de 1800 alunos da rede pública, matriculados no 5º e 9º anos estão aptos a realizar o exame, que ocorre até o dia 26/11, em diversas escolas da cidade.

Desde o início da pandemia provocada pelo Covid-19, professores e estudantes participam de aulas remotas, como forma de manter a regularidade do ensino no município.

No segundo semestre, a Secretaria de Educação implantou ainda um projeto intitulado “Atividades Complementares”, com aulas de Língua Portuguesa e Matemática, a fim de intensificar ainda mais o aprendizado dos jovens. O que permitiu aos mesmos uma melhor condição para realização do SAEB.

Ainda na modalidade “ensino remoto”, 3 simulados foram realizados, com o propósito de aperfeiçoar ainda mais as habilidades específicas dos jovens. Além de um simulado presencial, que foi de suma importância, em especial para os alunos do 5º ano, que realizariam a prova pela primeira vez. A ação permitiu aos alunos aproximar-se das condições reais da aplicação da prova, podendo ainda habituar-se aos padrões de segurança no que tange o distanciamento social, em detrimento da pandemia do Coronavírus.

“Nossos alunos foram eficientemente qualificados pelos professores municipais, eles estão preparados para este desafio, com serenidade e competência temos a certeza de que o resultado no IDEB-2021 será o sucesso da Rede Municipal”, explica Hermínia Souza, secretária municipal de Educação.

Ainda segundo a coordenadora das atividades do SAEB no município, Jaqueleide Souza, todo o processo deve ser observado positivamente por diferentes aspectos: “As ações desenvolvidas na nossa rede não foram importantes apenas para que os estudantes realizassem a avaliação do SAEB, elas foram também importantes para ampliar o aprendizado dos nossos estudantes, funcionando como suporte às aulas remotas, nas turmas regulares. Esse tempo que os estudantes ficaram afastados da escola (presencialmente) deixou lacunas na vida escolar de todas/os, as ações do Projeto Atividades Complementares foi mais um pouquinho, do muito que conseguimos fazer em um contexto tão diferenciado.”

A presença de todos os alunos é de extrema importância para a efetividade da aplicação da prova, que reflete diretamente no IDEB-2021 – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.