Unidade Móvel do Hemoba realiza coleta de sangue até a próxima sexta em Dias d’Ávila

Publicado em: 26/02/2019 - 17:30

O município de Dias d’Ávila recebeu nesta terça-feira (26), a Unidade Móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba). A Unidade ficará até a próxima sexta-feira, 01 de março, no estacionamento do Hospital Municipal Dilton Bispo de Santana, das 8h às 17h, para atender as pessoas que têm interesse em realizar doação de sangue e para cadastro de medula óssea.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila, através da Secretaria de Saúde (SESAU), com o Hemoba e o Governo do Estado e tem por objetivo ampliar o estoque de bolsas de sangue, garantindo assim o atendimento às demandas dos Hospitais e Unidades de Saúde da Bahia.

O Vice-Prefeito Geral Requião está muito orgulhoso por mais essa iniciativa da gestão e explica que uma única doação pode salvar mais de 1 vida. “Quando deixamos de doar sangue, estamos deixando de salvar muitas vidas. Diariamente inúmeras pessoas precisam receber sangue, do contrário elas correm risco morte. Vamos pensar com carinho nessa causa e vamos doar sangue. Vamos salvar vidas!” pontuou Geraldo.

Para realizar a doação é preciso apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Requisitos básicos para a doação de sangue:
Estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), não ingerir bebida alcoólica nas 12h que antecedem a doação, estar sem fumar por pelo menos 2 horas.

ACOM / PMDD