Dias d'ávila, 16 de Dezembro de 2017

Prefeitura Municipal de Dias d'ávila

Prefeitura realiza ação de combate ao suicídio e valorização da vida

• Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
  • sex, 29/09/17 às 14:50
DSC_2320

A prefeitura de Dias d’Ávila, através das Secretarias de Educação (SEDUC) e Desenvolvimento e Proteção Social (SEDES), promoveu nos últimos dois dias no foyer da prefeitura, mais uma ação da Campanha Setembro Amarelo, com palestras de valorização a vida e prevenção ao suicídio.

O Setembro amarelo é uma campanha de conscientização a prevenção do suicídio, lançada no Brasil em 2014 e tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e como pode ser prevenido. O suicídio já é considerado um problema de saúde pública, pois é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, segundo a OMS.

As palestras foram ministradas pela Psicóloga Alana (SEDUC), pela coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Samanta Leite e pelo Psicanalista Juscelino Santos e contou com a presença de alunos e professores da Escola Professora Altair da Costa Lima e do Centro Educacional Normélio Moura da Costa. Representantes de creches e da educação inclusiva também participaram do evento.

Para Samanta Leite, observar eventuais mudanças de comportamento que indiquem a tendência ao isolamento social, desinteresse generalizado, angustia e aflição, baixo rendimento escolar são alguns indícios de que algo pode estar errado.

Iure Santana, aluno da Escola Altair diz que a palestra foi muito produtiva. “aprendemos que um simples abraço pode salvar o nosso colega, pois ele se sentirá acolhido e amado”, afirmou.

O aumento da percepção, acolhimento, tratamento adequado, busca por serviços e espaços de apoio são algumas ações que podem salvar a vida de uma pessoa. “Que a gente saia daqui cuidando mais de nós e do outro, pois eu também sou o outro em alguns momentos”, finalizou a psicóloga Alana.