Dias d'ávila, 24 de Maio de 2017

Prefeitura Municipal de Dias d'ávila

Vasco Moretto abre primeiro dia da Jornada Pedagógica de Dias d’Ávila

  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
  • seg, 15/05/17 às 18:10
  • Imprimir
WhatsApp Image 2017-05-15 at 16.59.52

A Secretaria de Educação de Dias d’Ávila (SEDUC), realiza entre os dias 15 à 19 de maio a Segunda Etapa da Jornada Pedagógica 2017. A abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (15) no Espaço Alêdecor com a presença da prefeita Jussara Márcia, do vice prefeito Geraldo Requião, da chefe de gabinete, Rosemayre Gomes e do secretário de educação, Marcelino Almeida. Após a abertura do evento realizado pelas autoridades teve inicio a palestra: “Projeto Político Pedagógico – O articulador das práticas educativas.” proferida pelo Mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval, em Quebec no Canadá, Vasco Moretto – autor de diversos livros e dono de um currículo, no mínimo, invejável.
A sala de aula em que o espaço Aledecor se tornou, foi palco de debate entre professores, diretores e coordenadores pedagógicos acerca de reflexões voltados a “Educação: Responsabilidade de todos”, tema do evento. “Precisamos pensar num novo modelo de ensino/aprendizagem. A avaliação é apenas uma conseqüência. A gente avalia o que?”, indagou Moretto ao iniciar sua palestra.
Segundo a organização do evento, este encontro se constitui em um espaço-tempo de travessias, de discussão, reflexão e planejamento sobre a relação simbiótica professor-escola sem perder de vista os desafios que a contemporaneidade impõe a essa relação, entrelaçando saberes da ordem didático-pedagógica aos saberes da gestão desde a sala de aula até os macroprocessos que envolvem a gestão da educação como um todo.
Conforme indicou Moretto, para acontecer às transformações que se almeja, é fundamental saber: como o aluno aprende, como ensinar e como avaliar a aprendizagem. Para tais, o aprendizado deve ser realizado dando significado a ele, enquanto que ensinar é oportunizar a construção de conhecimentos e respeitar características psicossociais e significativas do aluno. Já a avaliação perpassa a contextualização de todo o processo ensino/aprendizagem. “O modelo atual que queremos é da construção interativa do conhecimento […] transformem seus alunos do modelo papagaio para o modelo pensador”, disse Moretto em meio aos exemplos que trouxe, causando reflexões diversas nos docente.

WhatsApp Image 2017-05-15 at 16.59.31
O Palestrante ainda afirmou que a escola não está acompanhando o que a sociedade vivencia, já que ainda não consegue criar espaços para uma aprendizagem efetiva, mas deixou uma mensagem de otimismo, pois acredita que para se alcançar uma educação de qualidade é preciso um trabalho conjunto, da família, da escola, do poder público e da sociedade. “Aos professores, o recado é de que a responsabilidade e o compromisso fazem toda diferença, ao chegar à escola ver que ali existe um ser humano que precisa aprender. Aos pais, que acompanhem e cobrem da escola, ações coletivas e que o poder público também veja que sem educação não há desenvolvimento em nenhuma esfera, então é preciso colocar a educação como prioridade,” reforçou o educador.

WhatsApp Image 2017-05-15 at 16.59.00
O Secretário de Educação Marcelino Almeida falou sobre a necessidade da comunidade participar do processo educacional pois os desafios são muitos e requer a participação de todos. Apontou a necessidade de se construir parcerias entre a família, escola e comunidade para que o sucesso seja alcançado. “Sabemos que a educação é um processo contínuo que precisa ser melhorado a cada dia. Espero que a família possa estar presente no processo educacional,” finalizou o Secretário.

WhatsApp Image 2017-05-15 at 16.59.44 WhatsApp Image 2017-05-15 at 16.59.56