Dias d'ávila, 29 de Junho de 2017

Prefeitura Municipal de Dias d'ávila

Prefeitura realiza evento em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
  • ter, 18/04/17 às 18:02
  • Imprimir
JOSY JAQUES

Uma combinação diferente dos genes: essa é a possível explicação do autismo, segundo os especialistas. Mas quem é especialista em carinho sabe que o azul é a cor da imensidão do amor. Através de uma parceria com o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e da Secretaria de Desenvolvimento e Proteção Social (SEDES), a Prefeitura de Dias d’ Ávila realizou, nesta terça-feira (18), na Câmara Municipal, uma programação especial para Conscientização do Autismo.

Intitulado de “Autismo construa um laço de amor”, o evento aberto ao público contou com palestras de autoridades e profissionais da saúde durante os dois turnos além de apresentação cultural e entrega de certificado no encerramento.

Existem muitas formas de ver o mundo e percebê-lo. As pessoas com autismo são livres dos padrões da sociedade e se relacionam com ela de um jeito todo especial. Cada um a seu modo, mas o que não pode faltar a essas pessoas, nem às suas famílias, é a presença do poder público, na promoção da inclusão social.

JOSY JAQUES

A secretária municipal de Desenvolvimento e Proteção Social, Aleide Freire, acredita na integração de todos os atores da sociedade e sabe que, para isso, o meio público tem um papel fundamental. “Essas pessoas fazem parte da sociedade diasdavilense, então elas não podem ser vistas como um ser a parte, se a gente está mesmo falando em inclusão e desenvolvimento, nós precisamos disso em todos os nossos espaços, que realmente essas crianças e jovens sejam acolhidos e sejam atendidos da forma como precisam ser. O principal potencial da Prefeitura nesse sentido é realmente começar a pensar em melhorar cada vez mais os seus serviços para atender esse público”.

Cuidado para o desenvolvimento

Vilma da Conceição, avó do Fernando, de 11 anos, acredita que a paciência e o amor dedicados ao neto são armas importantíssimas para o fortalecimento das capacidades mentais e motoras do menino. “É ter muita paciência, muito carinho e muito amor. Eu sempre tento estimular que ele se desenvolva e tenha o máximo de independência possível”.

Entenda o Autismo

O Autismo é um transtorno do desenvolvimento, que se manifesta tipicamente antes dos três anos de idade, afetando o desenvolvimento psiconeurológico, comunicação, condutas comportamentais e convívio social. Na Bahia, estima-se que existam cerca de 70 mil autistas no Estado, sem direitos básicos assegurados (saúde, educação, lazer, transporte). As dificuldades do autista variam em grau e intensidade. O comprometimento pode ser muito grave e estar associado à deficiência mental, ou tão leve que o portador do transtorno consegue levar uma vida próxima do normal. O Autismo não deve ser considerado como doença, e sim, como um distúrbio do desenvolvimento complexo, de nível comportamental, manifesto antes dos três anos de idade. Quanto mais cedo for diagnosticado, melhor será a evolução e resposta ao tratamento. Crianças adequadamente acompanhadas podem desenvolver habilidades fundamentais para sua reabilitação.