Dias d'ávila, 19 de Agosto de 2017

Prefeitura Municipal de Dias d'ávila

Onde estou: Imprensa SAÚDE

Vem aí a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
  • ter, 11/04/17 às 15:40
  • Imprimir
WhatsApp Image 2017-04-11 at 2.36.42 PM

O município de Dias d’ Ávila já está preparado para a campanha de vacinação contra a Influenza deste ano, que acontece no período de 17 de abril a 19 de maio. No dia 13, Dia da mobilização nacional as salas de vacinas locadas nas Unidades de Saúde da Família estarão funcionando no horário das 8 às 17 horas e nos demais dias, os horários de atendimento serão os normais de cada unidade.

No período de 17 a 21 de abril, a vacina estará disponível apenas para os indivíduos com 60 anos ou mais de idade e para os portadores de doenças crônicas não transmissíveis.Para os grupos de gestantes, puérperas e crianças de 2 anos a menores de 5 anos a campanha será no dia 24 de abril. Já no dia 2 de maio, a campanha será aberta para os demais grupos tendo o dia 13 de maio como o dia D de mobilização.

Neste ano serão incluídos os profissionais de educação da rede de ensino regular, especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e superior das escolas públicas e privadas.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de imunizar pelo menos 90% da população dos grupos prioritários.

Grupo prioritário

Além dos profissionais de educação, fazem parte do público-alvo pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas, população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional.

Orientações

O secretário de Saúde do município, Caio Clécio orienta a toda população que para sistematizar o atendimento a estes grupos, as pessoas devem ter em mãos a carteira de vacinação. “A carteirinha de vacina é um documento importantíssimo e ao comparecer na unidade de saúde a mesma deve ser apresentada”, enfatizou. Para os professores das escolas públicas e privadas será necessária apresentação de declaração da instituição de ensino no qual trabalha. Já para as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outra condição clínica especial independente da idade, é necessária prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

 

Prevenção conta gripe

 

A gripe pode ser transmitida de forma direta por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar, ou por meio indireto pelas mãos, que após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem levar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos. O compartilhamento de materiais escolares, brinquedos, canetas, teclados de computador, por exemplo, também contribui para a transmissão. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool gel, e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com essas superfícies.

Sintomas

Ficar atento aos sintomas da gripe, que, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares. Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas. O tratamento precoce com medicamentos antivirais ajuda a evitar a evolução para formas graves que podem levar a internação e ao óbito.