Dias d'ávila, 29 de Junho de 2017

Prefeitura Municipal de Dias d'ávila

Onde estou: Imprensa EDUCAÇÃO

Segundo dia de Jornada Pedagógica em Dias d´Ávila inicia com palestrante renomado

• Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
  • qua, 17/05/17 às 11:19
jornada_segundo dia (4)

A abertura do segundo dia da jornada pedagógica de Dias d’Ávila iniciou na manhã desta terça-feira, (16) com a palestra do Professor Dr. Cipriano Luckesi, com o tema Avaliação da Aprendizagem Escolar – Componente do Ato Pedagógico. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e docente aposentado da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Cipriano Luckesi é um dos nomes de referência em avaliação da aprendizagem escolar.

jornada_segundo dia (5)

Cipriano trouxe importantes reflexões, de forma simples e efetiva, sobre o processo educativo e avaliativo, fazendo um resgate histórico, desde a educação jesuítica no período colonial. O educador enfatizou o fato dos alunos terem demandas pontuais e que os instrumentos avaliativos, na maioria das vezes, não fazem uma avaliação sistemática – o diagnóstico do aprendizado deve ser preciso e somente uma pesquisa adequada pode revelar o que o aluno realmente aprendeu. O educador colocou ainda que existem dois tipos de aprendizagem: a primeira é a aprendizagem para o domínio, isso é, a aprendizagem do que já existe; a segunda é a aprendizagem para o desenvolvimento: os saltos que o estudante dá com o conteúdo que aprendeu e coloca: “O futuro a gente não conhece, o que podemos pedir nos testes é o que foi ensinado. O desenvolvimento, a criatividade, nós podemos treinar”. E finaliza: “Nós ensinamos o conteúdo do passado, mas o afeto quem vai dar é o aluno, nosso papel é oferecer o estímulo. Uma coisa é o conteúdo transmitido, outra é a loucura de cada um”.

O evento reuniu os professores, coordenadores, atendentes escolar, agente de portaria e serviços gerais diretores e vice-diretores, do município no Espaço Aledecor. Antes do final da manhã houve uma homenagem surpresa ao professor Marcos Peixe pela sua iniciativa em escrever livros didáticos para crianças. Na ocasião, Peixe autografou o seu mais novo livro “O que a gente faz” para o público presente. Já no turno vespertino a palestra “Identidade Profissional – Perfil e Atribuições” foi ministrada pelo professor João Antônio S. Grilo. Durante a noite a palestrante Isabel Silveira apresentou o tema “ Desafios do século XXI- Acesso e Permanência e Sucesso dos Educando do EJA”.

jornada_segundo dia (6)

O evento é mais uma ação de formação continuada e discute temas ajudam no processo formativo que contribui na transformação social das crianças, adolescentes, jovens e adultos, que vem desafiando a prática educativa nas unidades.

De acordo com o secretário de educação, Marcelino Almeida, “A jornada pedagógica é um momento ímpar destinado à formação continuada dos profissionais que atuam na área acadêmica das instituições educacionais. Desejamos nessa segunda etapa da Jornada Pedagógica realizar uma jornada que atenda as expectativas do corpo docente e dos funcionários porque estamos trazendo temáticas que vem desafiando a nossa prática educativa. Os palestrantes convidados nos brindam com excelentes intervenções que provocam os presentes e suscitaram reflexões pertinentes quanto aos temas trabalhados”.

jornada_segundo dia (3)

jornada_segundo dia (2)