Dias d'ávila, 24 de Setembro de 2017

Prefeitura Municipal de Dias d'ávila

Onde estou: Imprensa EVENTO

Centro de Referência de Assistência Social de Dias d’ Ávila promove conscientização sobre Autismo

  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
  • ter, 11/04/17 às 15:42
  • Imprimir
17630041_1932782033617865_368694883071720929_n

Na próxima terça-feira, dia 18, às 8h, na Câmara Municipal de Dias d’Ávila haverá uma programação especial para Conscientização do Autismo. O evento é promovido pelo Centro de Referência de Assistência Social de Dias d’ Ávila (CRAS), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) que conta com apoio da Prefeitura.

Intitulado de “Autismo construa um laço de amor”, o evento aberto ao público contará com palestras de autoridades e profissionais da saúde durante os dois turnos com apresentação cultural e entrega de certificado no encerramento.

Entenda o Autismo

O Autismo é um transtorno do desenvolvimento, que se manifesta tipicamente antes dos três anos de idade, afetando o desenvolvimento psiconeurológico, comunicação, condutas comportamentais e convívio social. Na Bahia, estima-se que existam cerca de 70 mil autistas no Estado, sem direitos básicos assegurados (saúde, educação, lazer, transporte). As dificuldades do autista variam em grau e intensidade. O comprometimento pode ser muito grave e estar associado à deficiência mental, ou tão leve que o portador do transtorno consegue levar uma vida próxima do normal. O Autismo não deve ser considerado como doença, e sim, como um distúrbio do desenvolvimento complexo, de nível comportamental, manifesto antes dos três anos de idade. Quanto mais cedo for diagnosticado, melhor será a evolução e resposta ao tratamento. Crianças adequadamente acompanhadas podem desenvolver habilidades fundamentais para sua reabilitação.