Prefeitura realiza palestra de conscientização contra o tabagismo

Publicado em: 30/08/2019 - 15:56

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, a Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila, através da Secretaria de Saúde (SESAU) realizou, nesta sexta-feira (30), uma Palestra Educativa de Combate ao Tabagismo, na Câmara de Vereadores.

A palestrante, pneumologista do município, Cleide Santana, orientou e esclareceu as dúvidas dos fumantes ativos e passivos presentes no evento, e também apresentou os males provocados pelo fumo, as causas, os sintomas e o tratamento necessário para se livrar do vício.

O subsecretário de Saúde, André Rosas, fala sobre a importância de conversar com a comunidade sobre o combate ao tabagismo. “Nós já temos alguns grupos na cidade que obtiveram sucesso. Cerca de 40 pessoas que frequentam os nossos encontros já pararam de fumar. Damos todo o suporte psicológico e também medicamentoso”, explicou André.

Marcando presença na palestra, o Vice-prefeito, Geraldo Requião, informa que quem tiver interesse em realizar acompanhamento para deixar de fumar, deve comparecer a UBS do seu bairro, local onde será acolhido e orientado sobre o procedimento a seguir. Atualmente 3 UBS do município fazem a cessação do fumante em Dias d’Ávila.

Além do subsecretário, da Pneumologista e do Vice-prefeito, o evento também contou com a participação dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).