Prefeitura realiza movimento para o fortalecimento do acolhimento nas Unidades de Saúde da Família

Publicado em: 17/05/2018 - 10:32

A Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila, através da Secretaria de Saúde (SESAU), Coordenações de Educação Permanente e Saúde Bucal realizou, durante os dias 15 e 16 de maio, uma ação de educação permanente de qualificação das equipes de saúde bucal que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF) e no Centro de Especialidades Odontológicas do município.

O objetivo do encontro foi qualificar os profissionais de odontologia para que, além do acolhimento clínico odontológico nas unidades, eles também possam realizar a primeira escuta qualificada dos usuários, pois, na USF um profissional é escolhido como acolhedor do dia, ficando este responsável por fazer a primeira escuta qualificada (triagem) e, em seguida, encaminhar as demandas para a segunda escuta qualificada (especialidade direcionada).

A primeira escuta qualificada acontece no momento em que o usuário adentra à USF. Nesta escuta, o profissional irá identificar o problema e encaminhar o usuário para a segunda escuta que, poderá ou não ser realizada no mesmo dia.

Vale ressaltar que no primeiro momento foi oferecido treinamento a cerca de 40 profissionais da área de saúde bucal (Odontólogos e auxiliares) e que o segundo momento será o acompanhamento do desenvolvimento das atividades pelos apoiadores institucionais e pela coordenadora de saúde bucal dentro das Unidades.

ASCOM / PMDD

TV PREFEITURA

[+] ASSISTIR MAIS

PUBLICIDADE

Publicidade

Leia também:

Município inicia campanha de vacinação contra a Influenza nesta quarta-feira
Prefeitura promove Sarau Junino na Praça ACM
Assinatura da Ordem de Serviço da Rua Canavieiras é adiada para próxima sexta-feira
Dias d’Ávila: Beneficiários aprovam sistema de cadastro e entrega do Kit Semana Santa