Prefeitura realiza entrega de certificados para alunas do Curso de Trançados com Piaçava

Publicado em: 15/07/2019 - 08:48

Na última sexta-feira (12), a Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), em Parceria com a Empresa Bracel Florestal, realizou a entrega de certificados de conclusão para alunas do Curso de Trançados com Piaçava, no distrito da Barragem Santa Helena.

A iniciativa da gestão teve como principal objetivo a geração de renda, o que está escassa devido à crise que acomete todo o país. A capacitação profissional está transformando donas de casa em empreendedoras, e, neste primeiro momento, irá gerar renda para 14 famílias dos distritos da Barragem de Santa Helena e Emboacica.

Para o vice-prefeito, Geraldo Requião, não tem satisfação maior do que poder ver a alegria das novas empreendedoras estampada no rosto. “Temos que sair na frente! Não podemos esperar a crise passar para que as famílias possam se sustentar. Elas produziram lindas peças e, com certeza, vão conseguir vender todas”, contou Geraldo.

A matéria prima para a confecção dos artesanatos faz parte da flora da mata local, o que facilita o trabalho das artesãs. Durante as aulas, as alunas aprenderam não só a produzir peças com os trançados da palha da piaçava, como também a colher a planta de maneira consciente.

O Secretário da SEDEC conta que este é mais um momento de grande alegria para a Prefeitura. “Temos que capacitar o nosso povo! Vamos continuar com esses projetos de capacitação e formação de pessoas para que elas tenham oportunidades e busquem tirar do trabalho o pão de cada dia. Essa é a nossa satisfação!”, pontuou o Secretário.

Além do vice-prefeito, Geraldo Requião e do Secretário da SEDEC, Gilmar Nascimento, também participaram da ação a Vereadora, Aleide Freire, representantes da empresa BRACEL, membros da SEDEC, da Associação Comunitária dos Moradores da Emboacica (ACMDE), da Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais da Barragem Santa Helena (Cooperash) e empreendedores rurais.