Prefeitura inicia Projeto da Farmácia Viva como terapia alternativa em Dias d’Ávila

Publicado em: 15/05/2019 - 11:03

Na última terça-feira (14), a Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila, através da Secretaria de Saúde (SESAU) e Unidade de Saúde da Família do Parque Petrópolis deu início ao Projeto Piloto para implantação da Farmácia Viva como Terapia Alternativa dentro do Sistema de Saúde Local.

A incorporação da Farmácia Viva ao serviço de saúde do município visa a utilização de plantas medicinais como alternativa terapêutica. O plantio, que já conta com mais de 20 espécies de plantas, servirá para tratamento de doenças comuns como viroses, mal estar e dores diversas, sem agredir o organismo.

Para o Vice-prefeito Geraldo Requião, a ideia da Farmácia Viva é uma inovação da Gestão. “Esta iniciativa é fantástica! O paciente poderá ficar curado sem precisar agredir tanto o organismo. As pessoas mais velhas tratavam as doenças com folhas e chás, e viviam bem. Quem sai ganhando com isso é a comunidade. Eu, particularmente gosto e uso muito a medicina natural”, pontuou Geraldo.

Para o Secretário de Saúde, Caio Clécio, a utilização das plantas medicinais além de comprovada a eficácia terapêutica é mais econômica financeiramente. “O objetivo é promover o uso racional das plantas medicinais na atenção primária à saúde, resgatando o conhecimento popular, embasado nos conhecimentos científicos de comprovada evidência Terapêutica”, falou Caio.

Para utilização da Farmácia Viva, o paciente deverá passar por uma avaliação feita pela equipe de saúde da UBS, que, observando a necessidade, irá receitá-la.