Prefeitura divulga balanço da saúde durante os festejos de São Pedro em Dias d’Ávila

Publicado em: 04/07/2019 - 15:28

Com o objetivo de cuidar da saúde da população durante os festejos de São Pedro, a Prefeitura Municipal Dias d’Ávila, através da Secretaria de Saúde (SESAU) reforçou as equipes da pasta, que trabalharam nesta 7ª edição, garantindo um arrasta-pé mais seguro na cidade.

No circuito da festa foi instalado um posto de saúde provisório, contendo uma equipe de emergência composta por médico plantonista, enfermeiro, técnico de enfermagem e ambulância, que, durante os 5 dias de festa (de 28 de Junho à 02 de Julho), realizou 69 atendimentos. Deste total, apenas 07 pacientes precisaram ser removidos para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

Segundo o Secretário de Saúde, Caio Clécio, a maioria dos atendimentos foi por uso abusivo de bebidas alcoólicas (cefaleia, tontura, vômitos, desmaios e quedas), correspondendo a 40% dos atendimentos. Os demais atendimentos foram relacionados à agressão física, lombalgias, dores de garganta e no estômago.

Ainda durante os festejos de São Pedro, a SESAU realizou 988 testes rápidos de HIV Aids, Sífilis, Hepatite B e C. Os pacientes que obtiveram resultados positivos foram encaminhados para as Unidades de Saúde da Família (USF) de referência.

A fim de combater a proliferação das doenças sexualmente transmissíveis, bem como gravidez indesejada, durante os 5 dias de festa de São Pedro a Prefeitura também distribuiu 1.200 camisinhas femininas, 12.672 preservativo masculino, 2.000 lubrificantes e 1.500 folders informativo sobre IST/AIDS.

Além dos atendimentos, testes e entrega de material preventivo, também foram realizadas inspeções e distribuição de kit’s higiênicos para os barraqueiros e ambulantes.