Após análises Dias d’Ávila está fora da área de circulação do Vírus da Febre Amarela

Publicado em: 05/05/2018 - 14:18:37

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde – SESAU informa que no Município de Dias d’Ávila não haverá campanha contra a febre amarela, visto que todos os primatas não humanos (macacos) enviados para análise não apresentaram contaminação, caracterizando a cidade como área não endêmica para circulação do vírus.

A vacina permanece sendo ofertada nas Unidades de Saúde das Famílias (USFs) do município, conforme rotina do Calendário Nacional de Vacinação (dose única a partir de nove meses de idade).

A campanha de vacinação contra Febre Amarela será iniciada em fevereiro e terá dose fracionada em municípios específicos, ou seja, será dividida para ampliar o número de pessoas imunizadas. A vacina protege no mínimo por oito anos. Já a dose padrão, que será destinada para casos específicos, requer uma dose única durante a vida.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado atualmente existem 105 municípios nas áreas de vacinação contra a febre amarela. Destes, apenas oito (Salvador, Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, São Francisco do Conde e Vera Cruz) receberão doses fracionadas e APENAS durante o período da campanha de vacinação, que tem início em 19 de fevereiro e vai até 9 de março, sendo 24 de fevereiro dia D. Ao término da campanha, caso não haja nova orientação do Ministério da Saúde, os 8 municípios voltarão a vacinar as pessoas com dose integral (caso haja disponibilidade).