NOTA – SECRETARIA DE SAÚDE DE DIAS D’ÁVILA

Publicado em: 24/04/2020 - 18:07

A Prefeitura de Dias d’Ávila, através da Secretaria de Saúde (SESAU), vem a público manifestar sua imensa preocupação com relação as ameaças, preconceitos, linchamentos públicos e difamação que os pacientes com resultado positivo para a COVID-19 vêm sofrendo.

Em tempos de Pandemia, todo o esforço do poder público e da sociedade civil é necessário para conter a transmissibilidade do vírus. Todos nós estamos sujeitos a ser infectados, pois a doença não escolhe raça, gênero, classe social, orientação sexual e etc.

Não existe crime em ser portador da doença. Por trás de cada paciente há uma família, que já sofre as conseqüências da manifestação clínica e psicológica de ter sido testado positivo, e precisam ser respeitados. Crime de fato, segundo o Código Penal, é intimidar alguém impondo-lhe temor de sofrer mal injusto e grave, isso sim, é crime de ameaça.

Nesse momento difícil a solidariedade tem que falar mais alto, os princípios éticos e republicanos, mais do que nunca, precisam ser exercidos por todos. As autoridades sanitárias estão diuturnamente trabalhando para minimizar os impactos da pandemia em nosso município. Todos os pacientes confirmados e suspeitos estão sendo monitorados diariamente pela equipe de saúde e estão isolados em seus domicílios sob a recomendação dos profissionais.

Desobedecer as orientações de isolamento também constitui crime contra a saúde pública, todavia, vivemos em um Estado Democrático de Direito, onde existem instituições vocacionadas para fiscalizar e fazer cumprir os instrumentos legais, em caso de desobediência civil.

Contamos com a colaboração de todos!