Mutirão de cirurgia de catarata irá beneficiar mais de 300 pessoas em Dias d’Ávila

Publicado em: 22/07/2019 - 11:05

Durante os dias 18 e 19 deste mês Dias d’Ávila foi sede da maior Feira Itinerante do Brasil e irá realizar mais de 300 cirurgias de catarata em pacientes do município. A ação se dará graças a uma parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (SESAU), com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Voluntárias Sociais (VSBA).

As consultas oftalmológicas para rastreamento da catrata foram realizadas na Unidade Móvel de Oftalmologia, na Feira de Saúde e Cidadania, na Praça do Imbassai, por uma equipe altamente capacitada. As cirurgias serão realizada nos dias 27 e 28 deste mês no Hopital Municipal Dilton Bispo de Santana e, após às cirurgias, todos os pacientes irão receber um kit com os colírios pós-operatórios, além do acompanhamento.

Para Marcos Argolo, mais conhecido como Marcão da Nova, de 64 anos, esta ação é benção que veio do céu. “Assisti o maior espetáculo de cidadania de toda minha vida! Um verdadeiro show de liderança traduzido na dedicação de todos os envolvidos nessa inédita Feira de Saúde em nossa cidade. Saí de lá com diagnóstico de catarata em ambos os olhos e já com a cirurgia marcada. Só me resta externar a minha gratidão! Que Deus continue abençoando a nossa Dias d’Ávila! Parabéns a Prefeitura, Secretário Caio Clécio e Subsecretário André Rosas.” Pontuou Marcão.

A catarata é uma doença que atinge, normalmente, pessoas acima de 60 anos, causando a perda parcial ou total da visão, deixando-a turva ou embaçada e diminuir consideravelmente a visão noturna, além de causar hipersensibilidade à luz. A realização do procedimento cirúrgico é necessária para que os pacientes possam recuperar a qualidade da visão e, consequentemente a qualidade de vida, retomando às atividades normais do dia a dia que foram afetadas por causa da doença.