Município inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza

Publicado em: 23/03/2020 - 13:14

A Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila, através da Secretaria de Saúde (SESAU) iniciou, nesta segunda-feira (23), a Campanha Nacional de Vacinação (CNV) contra a Influenza. A vacinação segue até o dia 15 de abril, e, nesta primeira fase, irá priorizar idosos e profissionais da saúde.

Devido ao cenário de pandemia do Novo Coronavírus (COVID – 19) que estamos vivendo e em cumprimento aos decretos de medidas de prevenção, orientamos que as pessoas fiquem em casa, sendo assim todos os idosos do município serão vacinados em seus domicílios. Não serão realizadas vacinas nas Unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros.

A Secretaria de Saúde criou três medidas estratégicas para aplicação das vacinas. No decorrer desta semana um técnico, juntamente com um agente da Unidade de Saúde do bairro, irá até a residência do idoso, já cadastrado, para realizar a vacinação. Também haverá na cidade um local que servirá de Drive Thru, onde terá uma equipe da saúde vacinando os idosos sem precisar descer do carro. O local será divulgado posteriormente, assim como o telefone que será utilizado para cadastrar os idosos que não foram vacinados neste primeiro momento.

Este ano o início da Campanha foi antecipado de abril para março, pelo Ministério da Saúde, para proteger antecipaadamentea os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. Vale salientar que a vacina contra influenza não tem eficácia contra o COVID – 19, porém, neste momento, ajudará os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Coronavírus, já que os sintomas são parecidos, reduzindo assim a procura por serviços de saúde.

Uma das formas mais eficientes de prevenção contra a gripe é a vacinação. Para evitar o contágio é necessário manter os ambientes ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal, ter muita atenção com a higiene das mãos lavando-as bem com água e sabão e usar papel toalha.

As outras fases da Campanha bem como outras medidas para acelerar a vacinação contra a Influenza serão divulgadas posteriormente em nossos canais oficiais.