Maternidade Municipal de Dias d’Ávila é modelo para região

Publicado em: 07/06/2019 - 17:01

A Maternidade Municipal Nilza Julieta Nascimento Ferreira, mais conhecida como NIZU, localizada no Complexo do Hospital Municipal Dilton Bispo de Santana, oferece uma estrutura modelo, não só para a região metropolitana, mas para todo o estado da Bahia.

Com equipamentos necessários para atender às demandas de parto no município, a maternidade realiza cerca de 80 partos por mês, sendo 72% deles normal. Cerca de 82% das gestantes residentes em Dias d’Ávila dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS), realizam parto na maternidade NIZU.

A maternidade atende 24 horas por dia, possui 2 salas cirúrgicas e 14 leitos, sendo dois deles individuais, próprios para o pré-parto, parto e pós-parto (PPP), com direto a acompanhante, onde a gestante que deseja ter um parto humanizado é atendida e permanece até a alta com o bebê recém-nascido.

Segundo o Secretário de Saúde, Caio Clécio, o volume de partos realizados é alto. “Devido a qualificação do nosso processo de trabalho e a credibilidade dos nossos serviços, estamos recebendo, inclusive, gestantes de outros municípios da região. Isso mostra a eficiência do nosso serviço e do nosso sistema e o quanto que a credibilidade nesses serviços aumentaram nos últimos anos”, explicou o Secretário.

As grávidas do município são acompanhadas nas Unidades de Saúde da Família (UBS) do seu bairro e a maioria delas realizam em torno de 7 consultas de pré-natal durante todo o período gestacional, o que evita diversas intercorrências na hora do parto. Vale salientar que a cada 15 dias as futuras mamães realizam visitas à maternidade, com o objetivo de conhecer o local em que ela irá receber o seu bem mais precioso.

As pacientes com gestação de alto risco realizam o pré-natal no Ambulatório de Especialidades Médica e são vinculadas às maternidades de referência do estado.