DIAS D’ÁVILA: UPA – LUCAS EVANGELISTA RECEBE CERTIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Publicado em: 08/10/2019 - 16:34

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Dias d’Ávila foi contemplada pelo Ministério da Saúde com a certificação de Qualificação, o que atesta que a Unidade está funcionando em conformidade com os requisitos preconizados pelo Ministério da Saúde. No Estado da Bahia apenas os municípios de Dias d’Ávila e Teixeira de Freitas tiveram UPA’s qualificadas, possibilitando o aumento do repasse do custeio direcionado às Unidades.

A qualificação é uma certificação com validade de três anos que atesta o devido funcionamento da unidade, obedecendo a requisitos como quantidade ideal de leitos, corpo clínico em número satisfatório, qualidade das instalações e sua boa ambiência, equipamentos suficientes para atender as demandas da população.

O Secretário de Saúde, Caio Clécio, diz que a Qualificação mobilizou toda a equipe interna da UPA e que o resultado não poderia ser diferente. “Além de promover o aumento do repasse de custeio, o mais importante é ter a certeza que estamos funcionando conforme é preconizado pela Política Nacional de Urgência e Emergência. Estamos muito felizes, pois quem ganha com isso é a população, que merece um serviço de qualidade ofertado em nossa Unidade”, pontuou o Secretário.

O processo de Qualificação foi solicitado pela atual gestão da Prefeita Jussara Márcia, onde foi necessário fazer algumas adequações nas instalações físicas, no processo de trabalho da equipe e na ambiência. O município recebeu duas visitas de Técnicos da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, onde foi possível atestar de perto o funcionamento e as informações repassadas para as áreas técnicas do MS.