Dias d’Ávila receberá Unidade Móvel do Hemoba nos próximos dias

Publicado em: 05/02/2019 - 14:24

Entre os dias 26 de fevereiro e 01 de março, a unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) estará em Dias d’Ávila para atender aos interessados em fazer doação de sangue e cadastro de medula óssea. A unidade móvel ficará no estacionamento do Hospital Municipal Dilton Bispo de Santana, das 8h às 17h. A iniciativa faz parte do calendário de ações da Prefeitura de Dias d’Ávila, através da Secretaria de Saúde (SESAU), em parceria com o Hemoba e o Governo do Estado.

O objetivo é captar e fidelizar potenciais doadores e manter os estoques de sangue em bons níveis garantindo atender as demandas de hospitais e unidades de saúde do estado.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Informações para o doador

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial, e válido em todo o território nacional.

Ascom/Pmdd