Dias d’Ávila: Prefeitura implanta Laboratório de Prótese Dentária

Publicado em: 14/06/2019 - 09:35

A Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila, através da Secretaria de Saúde (SESAU), na perspectiva de qualificar o acesso do usuário aos serviços de saúde bucal e garantir a integralidade da atenção no âmbito odontológico, iniciou a implantação do Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD) no mês de maio de 2019.

As diretrizes apresentadas pelo Programa Brasil Sorridente visam práticas de prevenção, promoção e recuperação à saúde, a partir da reorganização da rede de atenção em saúde bucal, incorporando ações intersetoriais e de forma ampliada, garantindo a integralidade do cuidado. Com o aumento dos procedimentos, são necessários, também, investimentos que propiciem aumentar a oferta do serviço especializado.

A necessidade da prótese dentária será diagnosticada mediante o exame clínico de um Cirurgião-Dentista na Unidade de Saúde da Família (USF), e este será o responsável pelo encaminhamento do usuário. Para ter acesso ao serviço, o usuário deverá estar em fase de manutenção do tratamento odontológico, ou seja, ter realizado adequação do meio bucal e eliminação de fatores que interfiram no equilíbrio da sua saúde.

O LRPD é um serviço que realiza prótese total maxilar, prótese total mandibular, prótese parcial removível maxilar, prótese parcial removível mandibular, e será ofertado mensalmente no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A reabilitação oral é uma importante estratégia que vai permitir a qualificação da saúde bucal, além de promover uma melhoria na qualidade de vida do usuário, bem como da sua autoestima.