Dias d’Ávila: Mutirão de cirurgia de catarata é realizado em Hospital Municipal

Publicado em: 29/07/2019 - 09:41

No último final de semana (27 e 28), o município de Dias d’Ávila foi sede do maior mutirão de cirurgia de catarata da história da cidade. A iniciativa pretende reduzir ao máximo a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), por procedimentos não emergenciais.

Durante os dois dias de atendimento foram realizadas 327 cirurgias no Hospital Municipal Dilton Bispo de Santana, que, por contar com um centro cirúrgico moderno, bem equipado e com uma equipe altamente qualificada, pôde atender 4 pacientes simultaneamente. Após as cirurgias todos os pacientes receberam óculos escuros e um kit contendo os colírios pós-operatórios.

Para o vice-prefeito, Geraldo Requião, poder proporcionar esse momento para os munícipes de Dias d’Ávila é muito gratificante. “A catarata é uma doença grave que se não for tratada adequadamente pode causar a cegueira. O mutirão que realizamos aqui devolve a qualidade de vida dessas pessoas, e ver a alegria delas nos mostra que realmente estamos no caminho certo”, enfatizou Geraldo.

Os exames oftalmológicos para rastreamento da catarata foram realizados durante a Feira de Saúde e Cidadania, que esteve no município em meados deste mês, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila com o Governo do Estado e Voluntárias Sociais (VSBA).