DIAS D’ÁVILA: BOLETIM DIÁRIO COVID-19 (18/05/2020)

Publicado em: 18/05/2020 - 18:56

A Secretaria Municipal de Saúde, conforme responsabilidade sanitária e cuidados padrões preconizados pelo Ministério da Saúde, vem a público informar que no município de Dias d’Ávila até o dia 18/05/2020 às 17:30h, já registrou 153 casos suspeitos do COVID-19, onde 101 casos foram descartados (resultado NEGATIVO), 26 casos estão em investigação e 26 casos são positivos, no qual, 13 já encontram-se recuperados, 10 em isolamento domiciliar, 02 (dois) em internamento hospitalar e 01 óbito.

Hoje, 18/05/2020, foi confirmado mais dois (02) casos com resultado positivo para COVID – 19 em Dias d’Ávila – BA. O primeiro caso apresentou critérios clínicos e epidemiológico para COVID – 19, com histórico de descolamento recente para Camaçari. No dia 18/05/2020 fez contato telefônico com a Vigilância Epidemiológica referindo sintomas leves desde o dia 07/05/2020. O segundo caso é do mesmo núcleo familiar do primeiro, apresentou critérios clínicos e epidemiológico para COVID -19 referindo sintomas leves desde o dia 09/05/2020, os dois casos receberam atendimento de profissionais de saúde e realizaram exame através de teste rápido e no momento encontram-se em bom estado geral de saúde. Os usuários, familiares e contatos próximos estão em isolamento domiciliar, receberam orientações de cuidado e estão sendo monitorados pela nossa equipe.

O município confirma hoje o primeiro óbito por COVID -19 de um residente de Dias d’Ávila – BA. O usuário deu entrada no serviço de saúde no dia 25/04/2020 apresentando quadro clínico sugestivo de Doença Cardíaca e Edema Agudo de Pulmão. Evoluiu com melhora do quadro após tratamento, permaneceu na UPA por quatro dias, e foi regulado para Avaliação Cardiológica no Hospital Santa Isabel em Salvador. Permaneceu internado na referida Unidade do dia 30/04 até o dia 09/05/2020, quando evoluiu para óbito. A coleta de exame para COVID -19 foi realiza após o usuário ir a óbito, o qual obteve resultado positivo.

Os casos confirmados de COVID – 19 no município representam 17% do total de casos suspeitos, quanto ao sexo 53,84% foram do sexo masculino, a faixa etária mais acometida foi a de 40 a 49 anos, representando 38,5% do total. Os bairros com registro de casos confirmados foram Bosque, Centro, Cristo Rei, Concórdia, Entroncamento, Imbassay, Leandrinho, Nova Dias d’Ávila e Urbis sendo que a maior incidência ocorreu no Centro, atingindo 34,8% do total de casos do município.

Solicitamos aos cidadãos diasdavilensesque em caso de sinais e sintomasde gripe devem entrar em contatocom o serviço municipal da Vigilância Epidemiológica. Os profissionais de saúde estão preparados para prestar orientações e demais encaminhamentos frente às demandas que forem apresentadas.

Telefones:(71) 3648-3618 /(71)3648-3617 – 08:00 às 17:00(segunda a sexta);(71) 99992 – 2732 – 08:00 às 17:00 apenas WhatsApp (segunda a sexta);  (71)99956-5688 – 08:00 às 20:00 (Todos os dias da semana, incluindo sábado, domingo e feriado).

Informamos ainda que as pessoasque estão chegando recentemente ao município e entraram em contato com casos suspeitos ou confirmados do COVID-19, ou trabalharam emlocais com acesso a estrangeiros, ou estiveram em portos, aeroportos e rodovias retornando de viagem a locais com transmissão do novo Coronavírus, sentindo sintomas de gripe ou não, favor entrar em contato telefônico com a Secretaria Municipal de Saúde através dos telefones citados acima.

Manteremos a população atualizada quanto à situação epidemiológica do município, divulgando boletim informativo diariamente às 18 horas.

Seguem orientações: evitar locais com aglomerações, sair de casa apenas em caso de necessidade e fazendo uso de máscara, manter distanciamento social, assim como redobrar os cuidados com a higiene dos ambientes e das mãos utilizando água e sabão ou álcool em gel.

Todas as medidas de vigilância estão sendo adotadas utilizando protocolo e recomendações do Ministério da Saúde.

>>> DOWNLOAD <<<

ASCOM/PMDD