Campanha educativa sobre doação de órgãos e transplantes é realizada em Dias d’Ávila

Publicado em: 19/09/2019 - 16:41

Na manhã desta quinta-feira (19), a Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila, através da Secretaria de Saúde (SESAU) realizou, na Câmara de Vereadores, uma campanha educativa sobre doação de órgãos e transplantes para a comunidade diasdavilense.

O Vice-prefeito, Geraldo Requião, fez questão de comparecer ao evento e contribuir com a tarefa de conscientizar a população. “Essa ação educativa é de tamanha importância, pois com ela temos o poder de alertar e conscientizar a todos sobre a importância de se doar órgãos e tecidos. Muita gente não sabe, mas o fato é que 1 único doador morto pode salvar várias vidas, e isso é fantástico!” enfatizou Geraldo.

Durante o encontro foram abordados temas como: o cenário do transplante na Bahia, a importância da doação de sangue, a serviço social no pré-transplante da hemodiálise e conscientização familiar para a doação, além de depoimentos de pessoas já transplantadas. Vale lembrar que para ser um doador basta apenas informar para a sua família.

O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos de todo o País são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em números absolutos, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. Os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública de saúde.

Além do Vice-prefeito, também participaram do evento a vice-presidente da Câmara de Vereadores, Maria Imperatriz; o subsecretário de Saúde, André Rosas; a Coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Verine Souza; a Assistente Social responsável pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD), Erenita Santos; residentes da Atenção Básica do Município, Juliane Falcão e Larissa Martins; representantes da Central de Transplante e Banco de Olhos do Estado da Bahia, da Clínica de Hemodiálise Nefrovida, do Cihdott do Hospital Dantas Biao de Alagoinhas, do grupo de transplantados cardíacos de Salvador e transplantados renais e de córneas da cidade.

*Com informações do Portal do Ministério da Saúde