Câmara de Vereadores é sede de palestra Dialogando com as Pretas

Publicado em: 30/07/2019 - 17:19

A Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila, através da Secretaria de Desenvolvimento e Proteção Social (SEDES) e Promoção da Igualdade Racial (COPIR) realizou, nesta terça-feira (30), na Câmara de Vereadores, uma palestra com o tema “Quando o padrão de beleza se torna uma prisão”, que faz parte do Projeto Dialogando com as Pretas.

O Projeto nasceu da necessidade de se criar um diálogo com a população negra abordando os mais diversos temas e suas particularidades. Durante a palestra foram abordados temas como o empoderamento da mulher negra, combate ao racismo institucional e igualdade racial no município e no estado da Bahia.

Para a Capitã Thaís Trindade, Coordenadora do Núcleo de Matriz Africana da Polícia Militar e Bacharel em Segurança Pública, a luta da mulher negra é diária. “A gente acorda se olhando no espelho, dizendo para nós mesmos que nós somos bonitas e que nós podemos, pois o mundo lá fora todos os dias diz isso ao contrário, por isso essa luta é diária. Dias d’Ávila está caminhando a largos passos para uma mudança, visto que esta é a quarta vez que volto à cidade pra dialogar sobre este assunto, ou seja, Dias d’Ávila está se preocupando com a parte educacional desse aspecto. Nada melhor do que educar os nossos jovens neste sentido, para fazer com que essas meninas se autovalorizem e pra fazer com que esses rapazes entendam que a gente também tem lugar nesse espaço”, explicou a Capitã.

O evento, que aconteceu em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de Julho, lotou o plenário da Câmara com alunos dos Colégios Cene, Vinicius Viana, Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), professores e membros da sociedade civil, que ouviram atentamente as palestrantes e ainda puderam interagir com elas.

A Secretária da SEDES, Rose Gomes, está assumindo a pasta há 3 meses. Ela diz que as mulheres devem se unir para lutar contra o preconceito. “Nos unimos para fazer este debate abordando um tema muito polêmico, que é a beleza da mulher negra. Estamos realizando um trabalho de conscientização, pois é preciso entender que temos que valorizar as pessoas independente de qualquer coisa. Somos diferentes apenas por sermos únicas! Temos que nos unir cada vez mais para combater todo tipo de preconceito, afinal, juntas somos mais fortes!” explicou a Secretária.

Também participaram do diálogo as Coordenadoras da Copir, Rita Luciana e Ana Bárbara; as convidadas Negra Jhô, Daniela Machado, Lara Nunes, Flávia Oliveira, assessores e membros da SEDES.