Prefeitura discute estratégias sobre o Novo Coronavírus em Dias d’Ávila

Publicado em: 12/03/2020 - 17:56

Na manhã desta quinta-feira (12), a Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila, através da Secretaria de Saúde (SESAU), realizou um encontro com os profissionais, no auditório do Centro Administrativo, para tratar de assuntos relacionados ao Novo Coronavírus (COVID 19), que vem se alastrando de forma rápida por diversos países.

Vale ressaltar que Dias d’Ávila não possui nenhum caso da doença, e que a Prefeitura, logo após o carnaval, instituiu o Grupo de Trabalho Interno da Secretaria de Saúde, a fim de criar estratégias de prevenção e enfrentamento da doença, caso chegue ao município. Sendo assim, as capacitações, treinamentos e orientações continuam de maneira intensa para todos os profissionais da saúde.

O Secretário de Saúde, Caio Clécio, explica que o município está em estado de vigilância contínua, e que todas as medidas necessárias para a prevenção e enfrentamento da doença estão sendo tomadas. “Estamos realizando ações de educação permanente com todos os profissionais da saúde das nossas redes e fazendo alinhamento conceitual sobre o aspecto clínico e epidemiológico do Coronavírus, de como identificar, como tratar, como promover uma internação domiciliar, já que as internações em hospitais têm um índice muito baixo. Essa é a nossa função enquanto autoridade sanitária do município”, ressaltou Caio.

Mesmo sabendo que o número muito baixo dos casos confirmados do Coronavírus os pacientes precisam de internação hospitalar, o município já dispõe de uma estrutura de retaguarda no Hospital Municipal Dilton Bispo de Santana. É importante destacar de 98% das pessoas sadias e sem patologias associadas que tem o Coronavírus confirmado, são tratadas com isolamento domiciliar.