Prefeitura comemora o dia Mundial da Água com palestra na Câmara de Vereadores

Publicado em: 27/03/2019 - 10:14

Na última terça-feira (26), a Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila, através das Secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e de Educação (SEDUC), em parceria com o Instituto Fábrica de Florestas, realizou um aulão na Câmara de Vereadores para conscientizar e alertar os alunos da Rede Municipal de Ensino sobre a importância da água para a vida no Planeta Terra.

O Secretário de Meio Ambiente, Sinval Rios, destacou a importância de se comemorar o Dia Mundial da Água. “A política de conscientização da preservação do meio ambiente inicia pela educação nas escolas e na sociedade. Estamos buscando realizar muito mais atividades, com muito mais freqüência, com esses novos cidadãos que serão o futuro do município. Se não trabalharmos na base, fica complicado ter resultados eficientes. Pedimos a todos que abracem essa causa, afinal o meio ambiente não é da administração pública, ele é de todo o ser que vive na terra.” pontuou o Secretário.

Durante o encontro os alunos receberam instruções e orientações de como recuperar uma nascente, um rio, uma mata ciliar, e também de como construir uma floresta numa mata degradada. Posteriormente houve um debate onde foi possível observar que a maior parte dos alunos está super consciente e empenhada em preservar os bens naturais, em especial a água, para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

A Prefeita, Jussara Márcia, lembra que antigamente o município de Dias d’Ávila tinha água de qualidade e lama medicinal, que, infelizmente, devido à falta de cuidado ao longo dos anos, acabou prejudicando os mananciais. “Nunca existiu uma preocupação com os esgotos que eram despejados em nossos rios e, ao assumirmos a gestão defendemos um projeto grandioso em Brasília que nos proporcionou fazer o saneamento em nosso município. Hoje Dias d’Ávila tem 90% da rede de esgoto concluída (projeto ainda em andamento). Nós não vivemos sem água e temos que cuidar dela, que é o maior bem natural que temos!”, declarou.

O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de alertar a população mundial para a preservação dos bens naturais, sobretudo da água, que há muito tempo está sendo explorada de maneira desordenada pelo homem.

Também participaram do evento o Presidente da Câmara de Vereadores, Drº Zé Carlos; os Vereadores, Maria Imperatriz, Thiago Saraiva, Cleiton Lima e Marant Azevedo; a Secretária Tina Costa; o Subsecretário, André Rosas; o Diretor Executivo do Instituto Fábrica de Florestas; alunos do Fundamental II das Escolas Municipais Anfrísia Santiago, Normélio Moura da Costa, Laura Folly e Carlos Drummond de Andrade; além de servidores municipais.