Feira Cidadã chega à Dias d’Ávila e movimenta a cidade

Publicado em: 18/07/2019 - 23:36

Nesta quinta-feira (18), chegou ao município de Dias d’Ávila a maior Feira Itinerante do Brasil. Batizada de Feira Cidadã, a 18ª Edição da Feira de Saúde e Cidadania 2019 é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (SESAU), com o Governo do Estado e Voluntárias Sociais (VSBA), e visa levar serviços de saúde ao interior da Bahia, com o intuito de reduzir a demanda reprimida das cidades.

Cerca de 10 carretas estão estacionadas na Praça do Imbassaí, e ficam até esta sexta-feira (19), oferecendo atendimento em diversas especialidades para crianças, adultos e idosos. No local estão sendo realizados serviços de oftalmologia, odontologia, ginecologia, realização de exames de mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, preventivo ginecológico, consulta com clínico geral, encaminhamento para cirurgias eletivas e de cataratas, aferição da pressão arterial e glicemia, além de vacinas e outras ações.

Diariamente são distribuídas 1.000 (mil) pulseiras para os pacientes que necessitam de consulta oftalmológica. Nesta quinta-feira (18), os 250 primeiros pacientes que realizaram exames e necessitam usar grau para corrigir a visão, foram contemplados com a distribuição gratuita de óculos com lentes mono e bifocal.

Após a consulta com o oftalmologista os pacientes diagnosticados com catarata já saem do local com a data marcada para realização da cirurgia. O mesmo acontece com os pacientes que necessitam realizar cirurgias eletivas, após a realização dos exames acima citados, os pacientes são encaminhados para a consulta com o cirurgião e também já saem da Feira com a data da cirurgia marcada. Todas as cirurgias serão realizadas no centro cirúrgico do Hospital Municipal Dilton Bispo de Santana.

O atedimento odontológico irá se estender até o próximo domingo (21), com distribuição de 290 senhas diariamente. Durante os 4 dias serão realizados tratamentos de canal, restaurações e reconstruções dentárias, cirurgias da cavidade bucal, extrações, aplicação de flúor, atividades coletivas na atenção especializada e tratamento de doenças da gengiva, limpeza e retirada de placa bacteriana, dentre outros.

Também será ampliado para mais um dia, a realização do exame de mamografia, ficando até o proximo sábado (20), fruto do sucesso que foi o dia de hoje .

Para serem atendidos, os pacientes devem chegar ao local munidos dos documentos de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

No local também é possível realizar atendimentos na unidade móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), no Social Móvel (com atendimentos jurídicos e sociais) e comprar alimentos saudáveis na feirinha da agricultura familiar.

ASCOM / PMDD

TV PREFEITURA

[+] ASSISTIR MAIS

PUBLICIDADE

Publicidade

Leia também:

Dias d’Ávila: Cerca de 1500 Kits Semana Santa são entregues às famílias dos distritos e zona rural
Prefeitura realiza entrega de próteses dentárias para pacientes de Dias d’Ávila
Praça CEU terá apresentação teatral em homenagem ao Dia Das Mães neste final de semana
Campanha de vacinação contra Influenza continua em Dias d’Ávila