Feira Cidadã chega à Dias d’Ávila e movimenta a cidade

Publicado em: 18/07/2019 - 23:36

Nesta quinta-feira (18), chegou ao município de Dias d’Ávila a maior Feira Itinerante do Brasil. Batizada de Feira Cidadã, a 18ª Edição da Feira de Saúde e Cidadania 2019 é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (SESAU), com o Governo do Estado e Voluntárias Sociais (VSBA), e visa levar serviços de saúde ao interior da Bahia, com o intuito de reduzir a demanda reprimida das cidades.

Cerca de 10 carretas estão estacionadas na Praça do Imbassaí, e ficam até esta sexta-feira (19), oferecendo atendimento em diversas especialidades para crianças, adultos e idosos. No local estão sendo realizados serviços de oftalmologia, odontologia, ginecologia, realização de exames de mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, preventivo ginecológico, consulta com clínico geral, encaminhamento para cirurgias eletivas e de cataratas, aferição da pressão arterial e glicemia, além de vacinas e outras ações.

Diariamente são distribuídas 1.000 (mil) pulseiras para os pacientes que necessitam de consulta oftalmológica. Nesta quinta-feira (18), os 250 primeiros pacientes que realizaram exames e necessitam usar grau para corrigir a visão, foram contemplados com a distribuição gratuita de óculos com lentes mono e bifocal.

Após a consulta com o oftalmologista os pacientes diagnosticados com catarata já saem do local com a data marcada para realização da cirurgia. O mesmo acontece com os pacientes que necessitam realizar cirurgias eletivas, após a realização dos exames acima citados, os pacientes são encaminhados para a consulta com o cirurgião e também já saem da Feira com a data da cirurgia marcada. Todas as cirurgias serão realizadas no centro cirúrgico do Hospital Municipal Dilton Bispo de Santana.

O atedimento odontológico irá se estender até o próximo domingo (21), com distribuição de 290 senhas diariamente. Durante os 4 dias serão realizados tratamentos de canal, restaurações e reconstruções dentárias, cirurgias da cavidade bucal, extrações, aplicação de flúor, atividades coletivas na atenção especializada e tratamento de doenças da gengiva, limpeza e retirada de placa bacteriana, dentre outros.

Também será ampliado para mais um dia, a realização do exame de mamografia, ficando até o proximo sábado (20), fruto do sucesso que foi o dia de hoje .

Para serem atendidos, os pacientes devem chegar ao local munidos dos documentos de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

No local também é possível realizar atendimentos na unidade móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), no Social Móvel (com atendimentos jurídicos e sociais) e comprar alimentos saudáveis na feirinha da agricultura familiar.